Dar uma caminha para seu pet pode não parecer tão importante quanto realmente é. Mesmo que ele durma em sua cama e tenha acesso livre ao sofá, é um gesto de carinho dar a ele um cantinho próprio, com uma caminha própria e confortável onde ele se sentira seguro e tranquilo. Os pets geralmente não são muito exigentes com relação ao sono, mas o chão duro não é o lugar mais indicado, principalmente por conta das articulações. Inclusive animais de grande porte, precisam ter um lugar confortável para descansar.

São tantos modelos, qual tipo de caminha escolho?

Normalmente a caminha deve ser escolhida de acordo com a temperatura e o pet. Gatos, por exemplo, gostam mais de casinhas em formato de toca, onde ele possa se esconder e ficar em um momento só dele. Já os cães tem maior facilidade em se adaptar e a variedade é enorme. Para temperaturas mais frias as caminhas em formato de casinhas ou tocas, por serem mais protegidas, são as preferidas. Mas as caminhas “abertas”, fofinhas e confortáveis também fazem muito sucesso e em caso de frio, você tem a opção de tapar seu pet com um edredom ou cobertor e ele ficará muito quentinho também.

Além dessas, as camas suspensas, que possuem pezinhos e ficam longe do chão, são bem aceitas por todos os tamanhos de cães, mas principalmente os cães maiores e pesados, com problemas de articulação e calos de apoio, pois diminuem o impacto do corpo do cão com o chão. O Tamanho ideal para a cama do seu peludo, também é um fator determinante na escolha e é importante que não seja nem muito grande nem pequena demais para o porte dele, de forma que eles se sintam aconchegados.

Os cães geralmente arranham a cama ou onde quer forem deitar por instinto, se estivessem na natureza, tirariam a terra superficial, insetos e pedrinhas para ter maior conforto na hora do descanso. O fato de ficarem dando voltas na cama antes de deitar é porque estão procurando a posição certa da corrente de ar, também institivamente, para sentir antes o cheiro de predadores ou perigo por perto.

Limpeza da Caminha é muito importante

Outro ponto para levar em consideração na hora de escolhera a caminha é a facilidade de limpeza. As caminhas acolchoadas, em sua maioria podem ser lavadas a mão ou na máquina e algumas possuem zíper para retirar o enchimento e lavar, as suspensas a parte de tecido é removível e também pode ser lavada.

As caminhas de corino são mais fácis de limpar, precisando apenas passar um paninho úmido com um produto de limpeza. Casinhas de material plástico ou impermeável também são fáceis de limpar. A limpeza é fundamental, pois podem ocorrer proliferação de parasitas, vírus e bactérias, os quais ali se instalam e causam diversos problemas de saúde ao animal.

Os mais conhecidos, são as pulgas, piolhos e carrapatos, que se proliferam com grande número e velocidade, se fixando não só nos pets, mas principalmente no ambiente onde eles ficam. Mas esses não são os únicos que devem nos preocupar, existem muitos outros parasitas capazes de nos trazer grandes preocupações com doenças nos animais, e algumas podem também ser transmitidas para nós humanos durante brincadeiras com mordidas, lambidas e arranhões.

Lembre-se também que a caminha tem uma vida útil que deve ser respeitada. Quando ela deixa de ser confortável, ou não é mais possível fazer a limpeza de forma adequada e que garanta a segurança de seu pet, é hora de trocar a caminha.