Pêlo de cachorro pode ser um dos maiores indicativos de que seu pet está saudável ou precisa de algum ajuste em seus cuidados. Enquanto pelos brilhantes e macios podem indicar uma saúde perfeita, pelos opacos, fracos e sem vida podem ser sinais de que algo está errado com seu pet.

Pensando isso, aqui vão cinco formas de manter o pelo de cachorro saudável e com uma aparência perfeita!

Nutrição perfeita = pelo de cachorro perfeito
Uma dieta saudável e balanceada é uma das maiores chaves para que a pelagem esteja sempre forte e brilhante. Converse com seu veterinário de confiança para elaborar uma dieta ideal para as necessidades do seu pet de acordo com a raça, o porte, a faixa etária ou até algumas necessidades específicas que demandem rações medicamentosas.

CONHEÇA TODA A LINHA DE ALIMENTAÇÃO DA DOG & DESGIN PARA SEU PET, CLIQUE AQUI

Pele seca, avermelhada ou com irritações pode significar algumas deficiências nutricionais ou até alergias a alguns alimentos, o que poderá tornar necessária uma mudança no cardápio diário do seu pet, por isso sempre consulte o seu veterinário caso você suspeite que seu cachorro esteja com alguma alergia alimentar. Dica: sempre que uma mudança de dieta para cães for necessária, faça a transição de forma gradual, de forma que o pet não sinta toda a mudança de uma vez (o que pode até acarretar problemas no estômago) e aceite melhor o novo cardápio!

É também bastante importante que seu cachorro tenha água limpa e fresca sempre à disposição para se manter hidratado, principalmente se toda a alimentação dele for composta por ração seca, uma vez que a falta de hidratação pode impactar diretamente na saúde dos pelos dos cachorros. Alguns suplementos alimentares também auxiliam na manutenção de pelos brilhantes e saudáveis, consulte seu veterinário sobre eles!

Banhos são muito importantes!
É muito importante que seu cachorro tome banhos semanais, e é preciso ficar atento aos diferentes tipos de shampoo e condicionador utilizados, pois, assim como acontece conosco, cada tipo de pelagem demanda um tipo específico de shampoo.

CONHEÇA TODA A LINHA DE HIGIÊNE DA DOG & DESGIN PARA SEU PET, CLIQUE AQUI

Nunca use o seu próprio shampoo para dar banho no seu cachorro, pois isso pode causar alergias e, caso seu pet se mostre muito agitado na hora do banho, tenha paciência e procure acalma-lo com carinhos e gentileza, mostrando a ele que o banho pode ser um momento muito agradável.

Uma boa pedida para evitar o desconforto do bichinho durante o banho é acostumá-lo com o processo desde a fase de filhote. Na Petz, os filhotes são banhados em baias individuais e higienizadas, evitando qualquer risco de contaminação para os pets, que ainda são não têm a imunidade completamente desenvolvida neste período.

Escovação dos pelos é fundamental
Mesmo que você sempre leve seu cachorro à pet shop para banho e tosa, a escovação dos pelos em casa entre uma “sessão de beleza” e outra é muito importante para eliminar pelos mortos e desfazer possíveis emaranhados que podem ser muito incômodos ao seu pet.

Escovar os pelos do cachorro também é um jeito ótimo de passar um tempo com ele e mostrar que você se importa. Cachorros costumam entender isso como carinho, então seu pet vai adorar a atenção!

Não se esqueça da proteção contra sol, areia, mar e cloro
Os raios de sol podem ser perigosos aos pets tanto quanto são para nós. Cachorros, especialmente os de pele rosada e pelos brancos, também podem desenvolver câncer de pele devido à exposição excessiva ao sol, por isso consulte seu veterinário sobre qual o melhor protetor solar para o seu pet.

Água do mar, areia e cloro também pode ser prejudiciais, causando ressecamento e irritações, então sempre dê banho no seu pet após um passeio na praia ou brincadeiras na piscina.

Previna infestações de pulgas e carrapatos!
Coceira em excesso pode ser sinal de pulgas e carrapatos. Infestações dessas pragas, além de poderem causar doenças sérias, levam à irritação e ressecamento da pele dos cachorros, sendo possível até ocorrer uma queda de pelos.