Determinar qual shampoo usar para o seu cão pode ser confuso, por isso iremos lhe ajudar nos prós e contras dos diferentes tipos disponíveis. 

Alguns cães podem ter necessidades especiais de pele e pêlo por causa de sua dieta, ambiente ou similares. Da mesma forma, dependendo da sua raça específica, o shampoo escolhido pode fazer uma diferença visível na saúde de seu pêlo e pele.

Os cães têm uma pele mais sensível que os seres humanos; portanto, como a maioria das pessoas sabe, produtos humanos nunca devem ser usados ​​em seu cãozinho. A pele canina é propensa a condições como dermatite, alergias e até queimaduras solares. Os cães também exigem um equilíbrio de pH diferente, portanto, o primeiro e mais importante passo é escolher um shampoo especificamente formulado para cães.


Dependendo do tamanho do seu cão e da frequência de banho que eles exigem, um único frasco de xampu deve durar um grande tempo.

Nem todos os shampoos para animais de estimação são criados iguais. Alguns têm corantes e fragrâncias artificiais que podem irritar a pele dos cães e, por fim, causar danos ao longo do tempo.

Shampoos baseados em árvore do chá podem representar um risco para o seu cão. Embora tenha propriedades antibacterianas e anti-sépticas, quantidades concentradas podem representar riscos à saúde dos cães.

Cuidado com ingredientes perigosos como formaldeído e álcool isopropílico (álcool), que também aparecem em alguns shampoos para animais de estimação. Preste atenção, só porque uma marca faz xampu humano de alta qualidade, não significa que eles sabem o que é melhor para um xampu para cães.

Cada cão é diferente e pode reagir a ingredientes que outros não. Monitore seu cão cuidadosamente quanto a reações adversas após o banho, o que pode indicar ingredientes nocivos, alta sensibilidade ou alergias.

É melhor escolher um shampoo para animais de estimação com ingredientes naturais. Como os cães se preparam lambendo a si mesmos, é importante estar atento ao que entra em sua pele e pêlo.

Shampoo de aveia é popular e uma boa escolha para a maioria dos cães. Outros ingredientes naturais seguros para cães incluem manteiga de karité, aloe vera e óleo de coco.

Você deve tentar usar xampus para cães que usam fragrâncias naturais. Encontrar um perfume agradável e natural não é difícil; lavanda, camomila e alecrim são opções seguras para animais de estimação.

Em alguns casos, seu animal de estimação pode precisar de mais do que um shampoo simples e natural. Se o seu cão tem uma condição de pele, seu veterinário pode recomendar um xampu medicinal. Você também pode aprender sobre quais ingredientes são melhores para a condição do seu cão conversando com seu veterinário.
Shampoo
seco O shampoo seco para cães é a nova solução milagrosa entre o banho regular. Os xampus secos com spray ou mousse de espuma são facilmente aplicados e são uma solução perfeita para aqueles momentos em que seu cão precisa de uma rápida renovação, mas você não tem tempo ou inclinação para administrar um banho completo. O shampoo seco ajuda a reduzir o excesso de óleo e refresca o pêlo sem o tempo e a energia que um banho molhado pode exigir.

Pele seca Os cães propensos à pele seca ou escamosa requerem um shampoo suave. Lavar o seu cão já está secando, uma vez que retira o seu cão de óleos naturais. Por esse motivo, você deve estar atento para não banhar seu cão com muita frequência. Os produtos químicos em alguns produtos podem ressecar ainda mais a pele do seu cão, portanto, ler o rótulo do ingrediente para verificar se há ingredientes à base natural é fundamental na busca por um xampu para cães de qualidade.

Os óleos de aveia e peixe, especificamente os ácidos graxos ômega-3 e ômega-6 , ajudam a hidratar a pele, o que revitaliza a pele e o pêlo. Os ácidos graxos ômega geralmente são ingeridos, portanto, se você usar um xampu à base de aveia, ajudará a minimizar o efeito de secagem do xampu de produtos externos. Shampoos de ervas naturais também são uma maneira segura de ajudar seu cão a hidratar.

Alergias e coceira na pele
As condições da pele, incluindo dermatites, infecções bacterianas e alergias, são condições que podem deixar a pele de um cão irritada e sensível a produtos aplicados externamente. Prurido é um sintoma comum de alergias a cães. Para lidar efetivamente com alergias, você deve limitar o máximo possível a exposição do seu cão a alérgenos. É melhor consultar um veterinário para determinar melhor a que seu cão é alérgico.

Para lidar com os sintomas da alergia, tente um shampoo hipoalergênico para animais de estimação . A maioria dos tratamentos com xampu exige que você deixe o produto por um período de tempo. Ao aplicar o shampoo, verifique o tempo recomendado para deixar o produto descansar antes de enxaguar.

Aloe vera e aveia são dois ingredientes naturais que ajudam a aliviar a coceira na pele. Muitos shampoos medicinais comumente usados ​​para comichão na pele e alergias contêm clorexidina ou miconazol. Esses ingredientes podem resultar em pele seca apenas exacerbando os sintomas da alergia.

Pêlo oleoso ou cheirando mau

Alguns cães têm pele extra-oleosa, enquanto outros podem ter apenas um pêlo oleoso que precisa de uma boa lavagem. A pele e a pele oleosa podem exigir um xampu forte ou vários xampus. Se o seu cão tem uma pelagem oleosa, mas a pele seca, verifique se o shampoo para animais contém um hidratante.

Bactérias e fungos são causas comuns de odor, então considere usar um shampoo antibacteriano, antifúngico ou ambos. Os shampoos que contêm óleos cítricos, como casca de laranja ou toranja, ajudam no odor, mantendo-se seguros para a pele do cão.

Também existem fórmulas de desengorduramento disponíveis para animais de estimação. No entanto, a oleosidade excessiva do pêlo pode ser causada por uma condição médica.

A pele oleosa ou com mau cheiro pode ser o resultado de dermatite. Se essa condição persistir, visite um veterinário para uma avaliação profissional. O seu veterinário pode precisar prescrever um shampoo médico especialmente formulado para dermatite crônica.

CONDICIONAMENTO
Considere aplicar um condicionador leave-in após o banho do seu cão. Escovar o seu cão regularmente também irá estimular a produção de óleos naturais na pele. A maioria dos cães geralmente não gosta de tomar banho, então usar uma licença no condicionador após o xampu e o banho é a melhor escolha para a maioria dos cães. O condicionamento é particularmente importante para raças propensas ao acasalamento e que têm pêlos longos.

No entanto, dependendo da sua raça, o condicionamento do seu cão pode ser desnecessário, mas pode ter alguns benefícios. Como os xampus podem secar, um condicionador pode ajudar a compensar os efeitos, principalmente se o seu cão estiver usando um xampu medicinal.

Assim como os xampus, tome cuidado para evitar ingredientes e produtos químicos que possam ser prejudiciais. Procure ficar com ingredientes naturais.

AGORA NA @DOG.DESIGN uma linha especial de shampoo para seu PET

  ---- > LINK Produtos bioscent