A dirofilariose, doença popularmente conhecida como verme do coração, tem sido cada vez mais comum no Brasil. O problema atribuído principalmente às regiões litorâneas costuma ser transmitido para cachorros, gatos e até para humanos por diversos mosquitos dos gêneros Culex, Aedes e Anopheles infectados.

Transmissão do verme do coração
Para que um pet seja infectado, ele precisa ser picado por um mosquito portador de larvas de microfilárias. Em poucos dias, essas larvas se desenvolvem e, por meio da corrente sanguínea, chegam ao coração, onde se instalam do lado direito do órgão para completar seu ciclo.

Animais com dirofilariose podem apresentar alguns sintomas típicos de doenças cardíacas como tosse seca, falta de ar, mucosas pálidas ou arroxeadas etc. Isso acontece porque, com o tempo, o verme do coração cresce e toma conta de grande parte do órgão, atrapalhando seu funcionamento.

Diagnóstico do verme do coração
O diagnóstico pode ser feito por um médico veterinário e confirmado por exames complementares como a sorologia específica para dirofilariose. Em alguns casos, é possível detectar a presença do verme em hemogramas comuns, observando o parasita por um microscópio.

Normalmente, o diagnóstico é tardio, pois o pet demora alguns meses para demonstrar sinais (uma vez que somente com o desenvolvimento do parasita começam a ocorrer sintomas).

Como evitar o verme do coração
Evitar que o cachorro ou gato seja picado por mosquitos ainda é a melhor opção para evitar o verme do coração. Para isso, existem coleiras e pipetas com ação repelente que prometem não deixar que um mosquito infectado se aproxime e se alimente do sangue do pet, realizando a transmissão do parasita.

Alguns vermífugos específicos à base de ivermectina também são eficazes e devem ser administrados alguns dias antes da visita do animal à praia. E lembre-se: quando falamos de praia, não estamos restringindo isso à parte com mar e areia, mas ampliando para toda a região do litoral, onde há maiores chances de haverem mosquitos infectados.

Você deve sempre consultar um médico veterinário antes de utilizar qualquer produto em seu pet. Somente ele saberá qual o mais indicado para cada caso. Abaixo, algumas opções de produtos que previnem o verme do coração: Seresto, Advocate, Advantage Max3, Endogard e Top Dog.