BENEFÍCIOS DA MICROCHIPAGEM

Todos os anos, mais de três milhões de animais são sacrificados em abrigos de animais de estimação. Muitos desses animais são de alguém, e se perderam ou foram encontrados vagando por ruas movimentadas. Agora com o microchip, animais de estimação desaparecidos podem ser devolvidos aos seus legítimos donos rapidamente.

Como funciona o microchip?

O microchip é aproximadamente do tamanho de um grão de arroz. É colocado sob a pele de seu animal e é usado como um dispositivo de rastreamento. O próprio microchip contém um número que é colocado num bando de dados com informações de contato, como por exemplo nome, número de telefone e endereço. Se seu pet vagueia e um abrigo de animais ou clínica veterinária o pega, pode escanear o corpo do animal e descobrir a quem ele pertence. Animais que recebem o implante sentirão como se fosse uma dose de vacina, Lembre-se que o microchip é inútil se você não manter seus dados atualizados no mesmo.

Quais são os benefícios

Agora que você sabe como funciona o microchip, aqui estão os muitos benefícios para você e seu animal de estimação.

  • Você pode acompanhar seu animal de estimação se ele fugir.
  • Se seu pet acabar em um abrigo de animais ele será rapidamente devolvido a você.
  • Em caso de desastre natural, seu peludo poderá ser devolvido para você.
  • Os microchips duram toda a vida de seu animal, então tudo o que você precisará fazer é manter seus dados atualizados.
  • Se seu pet estiver tomando alguma medicação e ele se perder, o microchip permite que você o ache mais cedo para administrar o medicamento.
  • Se estiver planejando uma viagem ao exterior , Microchip é de suma importância e necessário em vários países, para se viajar com seu pet.
  • Microchip não possuem GPS ainda, nele contem seu endereço telefone e outros dados, com uma leitora é possível ver quem é o dono do pet
  • Com a aonde de violência que também atinge os pets, em caso de seu pet for roubado o microchip podera ser lido por um veterinário no futuro que fará o contato com o dono.

O que mais eu deveria saber?

Ter um microchip não substitui as etiquetas de identificação de seu animal, portanto é sempre bom ter uma coleira ou outro acessório que possa identificá-lo. Tal como ocorre com objetos estranhos, existe o risco de um microchip causar uma reação adversa em animais sensíveis. Em casos raros, os microchips podem causar câncer em animais suscetíveis, cabe a você como proprietário decidir se é ou não adequado para o seu pet.

Saber que seu peludo está seguro trás uma grande paz de espírito, então o microchip é uma resposta certa para você. Porém, usar arneses, trelas e sistemas de contenção de animais também pode ajudar a garantir que seu pet esteja sempre são e salvo.