Amamos pets e deixa-los dentro de casa, mais próximo a nós deixa nossa vida muito mais feliz. Para que esta convivência seja boa e o pet se sinta tranquilo e satisfeito, vamos dar algumas dicas de cuidados com o ambiente em que você e ele vivem.

Organização é fundamental! O ideal é que o seu bichinho tenha uma cama própria para dormir, mesmo que a noite ele durma na mesma cama que você, ele precisa de um espaço só dele para descansar durante o dia. Além disso, você também pode colocar uma almofada, colchonete ou cesto e até uma mantinha (mesmo no verão alguns dias são mais “fresquinhos”) para que ele se mantenha sempre confortável.

Quanto aos potes de ração e água, devem ficar sempre no mesmo lugar, porque o cachorro se sente melhor com rotina. Já o local do banheiro, precisa ser fácil de limpar, como a lavanderia – ou, para quem mora em casa com quintal, a área externa também é uma boa opção.

É sempre bom lembrar que cada tipo de animal de estimação tem necessidades diferentes. Para cada gato, o ideal é que você possua pelo menos uma caixa de areia e, para os cães, você precisa forrar o chão com jornais ou tapete higiênico.

E claro que o animal possui objetos pessoais assim como você. Por isso, tenha um espaço para guardar brinquedos, remédios, roupinhas e acessórios. Você pode escolher algumas gavetas e separar tudo isso por categorias. Não deixe tudo jogado, pois com o tempo pode sujar ou estragar.

Ah, mas não guarde tudo também! É sempre bom deixar um ou dois brinquedos perto da cama do animal ou de onde ele passa mais tempo, assim ele se mantém mais entretido e evitará que morda ou estrague os móveis da casa.

#Dica: você pode ter um quadro na área de serviço para anotar todas as coisas importantes sobre seu pet: dia do banho, consulta com veterinário, remédios a serem tomados, etc. Assim, a sua vida e a dele ficam mais organizadas.

Quando a gente fala de manter o bem-estar dos pets, também falamos da segurança deles, certo? O principal é não deixar ao alcance dos animais objetos que possam ser engolidos por eles e causar sufocamento, como chupetas, brinquedos pequenos e pedras. Outra dica é não deixar os pets próximos de locais com risco de choque elétrico – não deixe fios expostos e busque usar protetores de tomadas. Armazene com cuidado produtos que podem levar a intoxicação, como remédios e produtos de limpeza. Ah, muito importante! Para quem tem gatos em casa, pode optar por telas nas janelas, isso evita que os felinos possam cair e se machucar.

É muito importante que você leve seu pet a um pet shop, sempre que o cheirinho dele começar a ficar mais forte. Normalmente quando o pet começa a exalar um cheirinho não muito agradável é porque está sujo e por vezes as bactérias que estão em sua pele ou pelo podem causar irritações e coceiras, trazendo muito desconforto ao seu pet. Para facilitar, você pode fazer um plano de fidelidade com o petshop de sua confiança, assim seu pet terá horário garantido toda a semana, e a rotina fará você lembrar do banho sempre.

Assim ele ficará sempre cheiroso e limpinho, além de que terá menos pelos soltos e espalhados pela casa, mantendo sua casa limpa também. E você poderá passar mais tempo pertinho dele, desfrutando de ótimos momentos e recebendo o carinho indescritível que estes anjos de 4 patas nos dão.