É uma visão do estômago para nós, humanos, mas muitos cães gostam de cocô, também conhecido como coprofagia; comer fezes ou esterco.

Estrume de cavalo, tapinhas de vaca, cocô de gato, cocô de raposa e até fezes de outros cães são os favoritos comuns. Mas certamente nossos cães não fazem isso apenas para nos fazer sentir enjoados?  

Então, por que exatamente nossos cães comem cocô? Um equívoco comum é que isso significa que seu cão tem uma deficiência nutricional. No entanto, como esse é um comportamento comum entre nossos amigos de quatro patas, é mais provável que seu cão simplesmente aprecie o sabor!

Existe algum risco para o meu cachorro comer cocô?

Você deve tentar desencorajar o seu cão de comer cocô, pois isso pode ser ruim para a saúde deles. Algumas formas de animais ou de esterco de cavalo também contêm medicamentos para vermes que podem ser perigosos para o seu cão.

O que procurar:

  • Se o seu cão nunca comeu cocô antes e de repente desenvolveu esse hábito, leve-o ao veterinário para um check-up
  • Às vezes, seu cão pode comer cocô porque precisa comer mais do que o que você está alimentando atualmente ou o período de tempo entre as refeições é muito longo. Falar com seu veterinário pode ajudar a entender quanto seu cão deve comer e com que frequência, com base no peso e no exercício.
  • O tédio pode desempenhar um papel na forma como o seu cão se comporta e isso pode incluir comer cocô. Manter seu cão mentalmente estimulado no ambiente doméstico pode ajudar a prevenir esse comportamento.
  • A ansiedade de separação pode fazer com que os cães façam coisas que normalmente não considerariam, e vale a pena abordar esse problema para ajudar a resolver o medo do cão
  • Caso seu cão esteja comendo cocô de gato na bandeja de areia, você deve pensar se esse é um hábito relativamente novo e se algo mudou para permitir o acesso à bandeja. O cocô de gato é uma verdadeira iguaria para cães, por isso é melhor garantir que a bandeja do gato não seja acessível ao seu cão.

 

Como parar seu cão comendo cocô

Se você deseja impedir seu cão desse hábito um pouco embaraçoso, o seguinte pode ajudar:

  • Se o seu cão ainda não está treinado - seja adulto ou filhote -, verifique se todas as áreas dentro de sua casa estão limpas.
  • Verifique seu jardim e limpe qualquer cocô antes de deixar seu cão sair
  • Certifique-se de pegar cocô assim que seu cão vai
  • Não faça muito barulho ou fique chateado se o seu cão comer cocô ou você acha que ele está prestes a fazê-lo - isso pode deixar alguns cães animados, tornando-os ainda mais interessados ​​em chegar ao cocô.
  • Um bom treinamento de recall permitirá que você ligue para seu cão antes que eles atinjam o cocô em que estão de olho.
  • Ensine seu cão a 'deixá-lo'
  • Se o hábito do seu cão está ficando fora de controle e você o realojou em Blue Cross, entre em contato com o centro do qual você realomou seu animal de estimação e faremos o possível para ajudá-lo. Se o seu cão não é de Blue Cross, você deve falar com seu veterinário ou com um comportamento registrado no Conselho de Treinamento e Comportamento Animal .

Como fazer seu caozinho parar de comer o cocô do seu gato ?

Se você achar que seu cão começou a comer cocô de gato recentemente na bandeja de areia, isso pode ser porque a bandeja foi movida recentemente. Ou talvez o relacionamento do seu cão e gato tenha mudado recentemente, para que seu gato fique mais relaxado ao tomar banho na frente dele. Seja qual for o motivo, isso pode ser difícil de deter, uma vez que eles têm o gosto por isso.

O primeiro passo é garantir que você limpe a bandeja de areia dos gatos o mais rápido possível e mova-a para um lugar que seu cão não possa chegar.

Você pode colocar a bandeja de areia dos gatos atrás de uma abertura que ele pode atravessar, mas seu cão não pode, como:

  • Uma área tranquila da casa que possui um espaço pequeno, no qual somente seu gato pode entrar
  • Uma caixa de areia com tampa
  • Uma caixa de papelão colocada sobre uma bandeja de areia com um pequeno quadrado recortado, para que seu gato possa entrar, mas seu cão não pode
  • Um portão da escada com uma aba de gato instalada nele

Lembre-se: se o seu cão começou a comer cocô recentemente, ou se a quantidade que ele está comendo está causando preocupação, fale com seu veterinário e tente desencorajar esse comportamento o mais cedo possível, usando as diretrizes acima.