Possuir um animal de estimação poderia ajudá-lo a viver mais tempo? Possivelmente - se você receber o tipo certo de animal de estimação.

Se você já compartilhou sua casa com um animal de estimação, sabe que um animal pode trazer amor e companheirismo à sua vida. Mas seu amigo peludo também poderia protegê-lo contra doenças cardíacas e ajudá-lo a viver mais? A pesquisa sugere que sim - embora os efeitos protetores dependam de qual tipo de animal você tem e como você interage com seu animal de estimação.

Em maio de 2013, a American Heart Association (AHA) divulgou uma declaração científica associando a posse de animais de estimação a fatores de risco de doenças cardíacas reduzidos e maior longevidade. No entanto, a pesquisa se inclina para um tipo de animal de estimação em particular. "Eu acho que os dados são bastante convincentes de que pessoas com cães têm melhor saúde", diz o Dr. Thomas Lee, cardiologista e professor de medicina da Harvard Medical School. "Não há evidências de que outros animais, como gatos, estejam associados a melhores resultados".

Animais de estimação e sua saúde

Como possuir um cão pode melhorar sua saúde? Existem algumas explicações possíveis para a conexão.

Por um lado, as pessoas saudáveis ​​são mais propensas a ter um cachorro. "Pode ser simplesmente que pessoas mais saudáveis ​​são as que têm animais de estimação, não que ter um animal de estimação realmente leve ou cause redução do risco cardiovascular", disse Glenn Levine, professor do Baylor College of Medicine e membro do comitê que escreveu o artigo. AHA declaração, disse em um comunicado de imprensa.

Além disso, ter um cachorro mantém você mais ativo. Passear com seu cachorro pode ajudá-lo a atender aos requisitos diários de exercícios que o governo recomenda. Em um estudo com mais de 5.200 adultos japoneses, os proprietários de cães tiveram 54% mais chances de obter a atividade física recomendada do que os não proprietários. Esse exercício extra pode ser o motivo pelo qual os donos de animais tendem a ter níveis mais baixos de pressão arterial e colesterol.

Os cães também reduzem o estresse e evitam a solidão. Um animal de estimação pode ser um bom companheiro, especialmente se você mora sozinho. Ter um rosto amigável e cauda abanada para voltar para casa é um antídoto para a solidão. "Para aqueles de nós que têm cães, como eu, a possibilidade de um cão ajudar a saúde psicológica parece muito credível", diz o Dr. Lee. "Com nosso cachorro em casa, minha esposa e eu não nos sentimos tão sozinhos."

Ser dono de um animal de estimação não é receita para uma saúde melhor, e a AHA não recomenda a compra de um cão apenas com o objetivo de proteger contra doenças cardíacas. Mas se você já tem um animal de estimação, pode aproveitar os benefícios de saúde.

Antes de assumir o compromisso de se tornar proprietário de um cão, considere se você é saudável o suficiente e tem os meios financeiros para cuidar de um animal de estimação. Os cães precisam ser passeados, alimentados, preparados e levados ao veterinário. Se você não consegue lidar com as demandas de um animal de estimação agora, peça para passear com o cachorro de um amigo alguns dias por semana ou seja voluntário em um abrigo para animais. Qualquer coisa que o tire e o mantenha fisicamente ativo faz bem à sua saúde, diz o Dr. Lee.

Se você tem um cachorro, aproveite ao máximo o seu tempo juntos. Saia e caminhe, ou jogue uma partida de busca com um taco ou frisbee sempre que puder. Seu cachorro - e seu coração - serão melhores para isso.