A maioria dos donos de cães entende o básico dos cuidados com animais de estimação : levar seu cão a passear para se exercitar, preparar seu cão para mantê-lo limpo e mantê-lo a salvo de coisas que possam prejudicá-lo.

Esses itens perigosos podem incluir pequenos pedaços de plástico ou brinquedos para cães que se desfazem facilmente. Mas você também deve ficar de olho no tipo de alimento que deixa ao alcance do seu cão, especialmente se ele é um cão grande que pode alcançar superfícies de balcão. Muitos alimentos que os humanos comem regularmente podem ser tóxicos para os cães.

Alimentos mais perigosos para cães

Quando um cão come um alimento que pode ser tóxico para ele, vários sintomas diferentes podem surgir. Seu cão pode vomitar ou sofrer de diarréia, o que pode ser um sinal de algum dano nos órgãos internos. Ou seu cão pode ter alguns dias de letargia e falta de apetite antes de começar a agir normalmente novamente. Aqui estão cinco dos alimentos mais tóxicos para cães e os sinais que você pode ver se o seu cão os comeu.

  1. Álcool e etanol. Da mesma maneira que o álcool afeta um ser humano, também afetará um cão . No entanto, o álcool trabalha muito mais rapidamente no sistema do cão, causando possíveis danos à sua saúde. O álcool pode causar problemas com o sistema respiratório do cão, sistema nervoso e produtos químicos no sangue.
  2. Chocolate. Seu cão pode apresentar problemas gerais de letargia e sistema nervoso após a ingestão de chocolate. O teobrometo no chocolate também causará danos ao coração, pulmões e rins do cão. Se você acredita que seu cão comeu chocolate, especialmente chocolate escuro, entre em contato com seu veterinário imediatamente.
  3. Café e chá. A cafeína no café e no chá pode causar sérios problemas de saúde em cães, principalmente quando ingeridos em grandes quantidades. Um cão pode vomitar ou sofrer tremores ou convulsões depois de tomar muito café. Se o seu cão vomitar deste ou de outros alimentos tóxicos, saiba como lidar com isso!
  4. Uvas e passas. Mesmo apenas algumas uvas ou passas podem deixar seu cão muito doente e podem ser fatais. Um cão vomitará e será desidratado após a ingestão de uvas. Eventualmente, o cão sofrerá insuficiência renal se não for tratado. Entre em contato com seu veterinário se o seu cão comeu uvas ou passas.
  5. Macadâmia. Se o cão comer apenas algumas dessas nozes, provavelmente não causará danos a longo prazo à saúde do cão. Em vez disso, você pode ver seu cão sofrendo de fraqueza, vômito e dor nas articulações. Os sintomas da ingestão de nozes de macadâmia podem não aparecer no seu cão por até dois dias; portanto, fique de olho no cão se você suspeitar que ele tenha ingerido muitas dessas nozes.
  6. Entendendo a toxicidade alimentar em cães

Lembre-se de que os alimentos tóxicos listados no infográfico abaixo afetarão os cães de maneiras diferentes, mesmo os da mesma raça. O peso e o tamanho do cão também desempenharão um papel na determinação da quantidade de alimento tóxico que ele pode ingerir antes de mostrar os sintomas. Agora, isso não significa automaticamente que um cachorro grande poderia comer mais chocolate com segurança do que um cachorro pequeno, porque a raça do cachorro também desempenha um papel importante. Cães individuais reagirão de maneira diferente a cada um desses alimentos tóxicos, portanto, mesmo uma pequena quantidade de chocolate pode causar um cão grande a ficar muito doente.

A melhor maneira de garantir que seu cão não sofra problemas com a toxicidade alimentar é a prevenção. Tome cuidado para manter todos os alimentos humanos fora do alcance do seu cão e limpe pratos e xícaras que possam conter alimentos tóxicos antes que seu cão seja tentado a lambê-los. Infelizmente, os cães não ficam naturalmente longe de alimentos perigosos para eles. Portanto, você precisará tomar precauções para garantir que seus cães não tenham a chance de comer esses alimentos!