Petiscos são de grande ajuda quando se quer ensinar um truque novo, agradar um filhote ou até distrair seu bebe. E é nessa hora que o cuidado precisa ser redobrado para que o petisco escolhido não faça mal ao seu pet. Mas antes de tudo é muito importante levar seu amigo num veterinário especializado, pois ele vai indicar as necessidade nutritivas e alimentos além de ração que podem trazer mais benefícios a ele. Cada pet é diferente, é muito importante saber se ele tem alguma restrição.

FRUTAS

Ao contrário do que muitas mamãe e papais de cães pensam, seu peludo pode usufruir de uma boa fruta fresca, mas é preciso muito cuidado, pois a ingestão de sementes e cascas pode ser má ideia por uma indigestão pode afetar a saúde do seu pet. Vale também ressaltar que não é indicado que os cães recebam uma dieta exclusiva de frutas, pois não supre as exigências naturais dele.

FRUTAS PERMITIDAS

Banana – Sempre sem casca, a banana é rica em potássio, vitaminas A e C e fibras. Ótima para o sistema imunológico.
Caju – Rico em vitamina C e ferro, que é um presentão para a saúde do seu animal. Não deve ser entregue com a castanha.
Caqui – Fonte de vitamina C e E, tem ótimos nutrientes como carboidrato, fósforo, potássio, cálcio e fibras, contudo, deve se dar poucas quantidades.
Maçã – Alto valor nutritivo, mas precisa ser oferecida sem semente e sem seu talo, por o mesmo libera ácido cianídrico. A maçã é fica em vitaminas B, C e E.
Pêra – Rica em vitamina A e C e uma fonte de complexo B. Seguindo a mesma regra de dar ao seu peludo a fruta sem o talo e sementes.
Manga – Sem casca e caroço, a manda é rica em vitamina C o que é muito importante quando há um desequilíbrio nutritivo.
Kiwi – De acordo com alguns estudiosos, o kiwi, fonte de vitamina C, fibras e magnésio pode ajudar a prevenir o câncer. Deve-se retirar a casca para entregar ao cão.
Goiaba – É rica em vitaminas A, B e C, pode ser fornecida com casca pois ajuda no funcionamento do intestino. Além da vitamina também contém fósforo e ferro, e ajuda a combater diarreia e é fonte de carboidratos.
Morango – Fonte de vitamina C, A e complexo B. O morango é a fruta mais querida pelos cães. É sempre melhor oferecer morango orgânico. O morango tem poucas calorias e ajuda a melhorar a função cerebral, de acordo com especialistas. Pode ser dado com casca, mas com moderação.
Tomate – Por ter gosto adocicado e bastante liquido é ótimo para fornecer aos cães. Rico em vitaminas A, B e C, o tomate tem um grande valor nutricional. Deve ser fornecido sem as sementes.

FRUTAS PROIBIDAS

Laranja – Apesar de ter um valor nutritivo alto, se seu pet tiver gastrite pode ser um veneno por conta de sua acidez.
Abacaxi – Não é indicado pela sua acidez.
Uva – Estudiosos afiram que a uva pode causar lesões renais graves aos cães.\
Abacate – O abacate possui uma substância tóxica para os cães chamada Persina.
Carambola – Essa fruta possui uma toxina natural que não é flirtada pelo rim do seu pet.
Tomate Verde – tomates não maduros podem causar arritmias cardíacas, dificuldade para respirar, salivação abundante, diarreia e vômito.

http://www.dogdesign.com.br