O que é um groomer?
Os groomers também são conhecidos como cabelereiros dos cães. Para ser considerado um groomer, este profissional precisa ser altamente capacitado e ter toda a competência para fazer lindos penteados, como tosas na pelagem do animal, e consequentemente deixando o animal mais valorizado.

Por mais que o trabalho deste profissionais existe há mais tempo, a profissão de groomer foi apenas regulamentada em 2002. Na prática o trabalho que o groomer desempenha é o mesmo que o tosador, mas chama-se um profissional de groomer quando ele possui mais cursos, e especializando-se em uma determinada área, seja um tipo de tosa e já tenha recebido prêmios de reconhecimento pelo seu trabalho.

Sendo assim, groomer acaba tendo um nome mais rebuscado para os tosadores. Principalmente tutores que possuem raças como, por exemplo, bedlington terrier. Eles vão procurar pelos groomers, pois sabem do excelente serviço e de qualidade que desempenha.

Há também pet shops mais sofisticados que trabalham em sua pet shop apenas com groomers, ainda mais se são nomes conhecidos nacionalmente ou internacionalmente. É claro que esse reconhecimento pode acabar parando no bolso do cliente. Um tipo de tosa, dependendo do groomer e da raça do animal variando de 60 a 250 reais por tosa, podendo ser até mais.

Serviço especializado
Quem está começando a trabalhar com o ramo de banho e tosa, vai se dizer tosador. Agora, quem já atua neste segmento há muitos anos, vai se denominar groomer. Mas isso tudo depende do reconhecimento que o profissional têm.

O groomer precisa ter muito conhecimento em relação a tipos de pelagem, a novas tendências de tosa, como também de tinturas. Dependendo do seu trabalho, ele pode também trabalhar somente com exposição de animais. Ou seja, o serviço de groomer é um serviço especializado e o mercado cresce cada vez mais.