Você saberia o que fazer para potencialmente salvar a vida de um cachorro superaquecido? As medidas imediatas tomadas podem significar a diferença entre a vida e a morte.

cachorro superaquecido


Os cães, em geral, são intolerantes ao calor excessivo. Por isso, é crucial que você esteja ciente dos sinais de estresse por calor ou insolação e como tratá-los se eles ocorrerem. Saber exatamente o que fazer quando seu cão fica superaquecido, e uma ação imediata pode salvar sua vida.

Uma Breve Visão Geral

A insolação normalmente acontece quando um cão perde sua capacidade inata de regular a temperatura do corpo. Os cães não suam por todo o corpo como os humanos. A temperatura do corpo é regulada principalmente pela respiração, como a respiração ofegante. Se o trato respiratório de um cão não conseguir limpar o calor com rapidez suficiente, pode ocorrer insolação.

Se um animal sofrer insolação, você poderá notar hiperventilação, respiração excessiva, gengivas secas que ficam pálidas, aumento da salivação, pulso errático ou rápido, confusão, fraqueza, diarréia, vômito e possivelmente sangramento retal . Se o cão continuar superaquecendo, seus esforços respiratórios ficarão lentos ou, pior, ausentes. Por sua vez, isso pode levar a convulsões ou coma.


Para evitar o superaquecimento durante os meses quentes do verão, verifique se o animal tem um local sombreado e arejado para descansar, longe da luz solar direta. Sempre forneça bastante água potável e fresca. E não force demais o seu cão para brincar ou trabalhar - faça muitas pausas durante o dia.

Melhor ainda, traga-os para dentro!

As seguintes diretrizes ajudarão seu cão a superaquecer:

cachorro superaquecido
Diretrizes de tratamento

Como o superaquecimento pode colocar a vida em risco se não for tratado imediatamente, perceber os primeiros sinais de exaustão pelo calor reduzirá as chances de insolação e morte.

1. Assista seu cão para sinais de superaquecimento durante o tempo quente. Cães com dificuldade com temperaturas quentes exibem uma combinação dos sintomas mencionados acima (hiperventilação, arquejo excessivo, gengivas secas que ficam pálidas, aumento da salivação, pulso errático ou rápido, confusão, fraqueza, diarréia, vômito e possivelmente sangramento retal). Depois de perceber esses sinais, mova seu animal de estimação para uma área mais fria imediatamente, de preferência com um ventilador. Cães com casacos de pele pesados ​​e focinhos curtos tendem a manifestar sinais mais cedo do que outras raças.

2. Usando um termômetro retal, tire a temperatura do seu animal de estimação . A temperatura corporal normal de um cão é 38 graus. O aquecimento moderado geralmente ocorre em torno de 38 a 40 graus, enquanto o aquecimento severo geralmente ocorre além de 41 graus. Entre em contato com seu veterinário ou o centro de emergência mais próximo e informe a temperatura do seu cão junto com os sintomas que ele está exibindo.

3. Reduza a temperatura do seu cão colocando toalhas molhadas sobre o pescoço, axilas e entre as patas traseiras. Umedecer as abas das orelhas e as patas com água fria também é aconselhável. Se você estiver ao ar livre, um riacho ou lagoa pode ser usado para ajudá-lo a esfriar.

4. Dê ao seu cão água potável e fresca. Nunca force a água na boca, pois ele pode sugá-la para os pulmões. Se o seu cão se recusar a beber, tente molhar a língua com a água. Não ofereça gelo a um cão com insolação. Se ingerido, o gelo pode esfriar sua temperatura corporal central muito rapidamente, chocando seu sistema.

5. Finalmente, transporte seu cão superaquecido para o seu veterinário. Ligue com antecedência para que ele possa ser alertado para se preparar para o tratamento do seu cão. Seu animal de estimação pode precisar receber oxigênio, alguns líquidos e outros tratamentos. Com superaquecimento grave, convulsões e / ou parada cardíaca podem ocorrer.