O que é rinite em cães e gatos?
A rinite, também uma condição humana, é uma inflamação ou infecção das passagens nasais ou seios nasais. As doenças nesta área podem ser parte de uma doença respiratória superior mais generalizada, mas também podem existir independentemente em animais de estimação e pessoas.

Quando o seu cão ou gato desenvolve rinite, é importante compreender as possíveis causas, como tratar e prevenir que aconteça.

Causas da rinite em cães e gatos
A rinite pode ter várias causas, incluindo:

Vírus
Alergias
Bactérias
Infeções fungais
Câncer
Corpos estrangeiros
Lesões Traumáticas
A gravidade da rinite em cães e gatos pode variar de muito leve - uma secreção nasal clara e espirros ocasionais - a grave - uma doença respiratória debilitante que pode ser fatal.

Quais são os sinais de rinite?
A detecção precoce pode ajudar na fase de tratamento da Rinite. Aqui estão algumas coisas a serem observadas:

Uma secreção nasal amarelo-esverdeada ou sangrenta
Espirros excessivos
Incapacidade de cheirar ou localizar comida
Edema ou dor facial
Esfregar ou apalpar o rosto
Um inchaço, vermelhidão ou desconforto nos olhos
Ocasionalmente, a doença também pode se espalhar para os pulmões, tornando-se muito perigosa, portanto, se você suspeitar que seu animal de estimação pode estar sofrendo de rinite, entre em contato com o veterinário local imediatamente.

Como a rinite é diagnosticada e tratada?
O diagnóstico geralmente é baseado em sinais da doença, idade e ambiente do animal, bem como exames laboratoriais, exames de sangue e, ocasionalmente, raios-x.

O tratamento varia amplamente com base na causa. Antibióticos, anti-histamínicos, esteróides ou medicamentos antifúngicos podem ser necessários dependendo da gravidade da infecção. A intervenção cirúrgica também pode ser necessária para remover corpos estranhos e tratar traumas, câncer ou infecções fúngicas. A fluidoterapia e a hospitalização podem ser necessárias para pacientes que não comem ou bebem bem por conta própria, apresentam febre alta ou desenvolvem uma infecção grave.

Como posso ajudar?
Após qualquer tratamento, bons cuidados de enfermagem em casa serão essenciais para uma recuperação rápida, pois animais de estimação doentes muitas vezes têm dificuldade para comer ou beber bem por conta própria e podem não se limpar como de costume. Pode ser necessário suporte nutricional extra para colocar seu animal de estimação de pé. Aqui estão algumas dicas rápidas para fazer seu animal de estimação voltar ao normal da maneira mais rápida e saudável possível:

Use todos os medicamentos prescritos pelo seu veterinário
Monitore cuidadosamente o progresso do seu animal de estimação e faça uma nova verificação
Separe quaisquer animais de estimação doentes dos outros e use alimentos, roupas de cama e itens de higiene isolados
Lave as mãos depois de lidar com animais de estimação doentes para reduzir a chance de transmissão de doença

Quer saber mais? - 

Aí vai um programa pra você: episódio Animais de estimação e as alergias de ASBAI

Com a Dra. Tsukio Especialista em Renite 
https://open.spotify.com/episode/1fBoA5dp65hHhcSiE3Ymzd?si=sBLTllrpTOuDU7eDxAi7Ow