Cuidar dos dentes do seu cão não é apenas uma parte importante da preparação e manutenção das aparências, é parte integrante de mantê-lo saudável em uma escala maior. No entanto, às vezes o atendimento odontológico necessário vai além de suas próprias capacidades.

Para ajudá-lo a manter seu cão e seu sorriso saudáveis, o American Kennel Club oferece essas dicas e sinais de que é hora de visitar o dentista. Eles incluem:

  • Hálito de cachorrinho. Muitas pessoas pensam que é natural que os cães tenham mau hálito. Isso não está correto. A placa e o tártaro se acumulam nos dentes dos cães, assim como em nossas próprias bocas. Se seus dentes não são escovados regularmente, essa bactéria fica presa abaixo da linha da gengiva e resulta em mau hálito. O mau cheiro é mais do que apenas hálito matinal e pode ser um sinal de doença periodontal.
  • Dentes quebrados. Os cães gostam de mastigar porque ajuda a satisfazer seus instintos predadores. No entanto, tenha cuidado com o que seu cão coloca na boca, porque alguns itens podem realmente quebrar os dentes. Quando um dente quebra e expõe um nervo, pode ser muito doloroso para o cão e requer atenção imediata.
  • Dentes soltos. Os dentes do seu cão não devem se mover ou se deslocar na gengiva. Se o fizerem, pode ser um sinal de aviso de várias coisas, incluindo uma raiz fraturada ou até mesmo uma doença que causa um suporte ósseo insuficiente em um nível mais profundo. Qualquer que seja a causa subjacente, é necessária uma visita ao dentista veterinário para garantir que a saúde e a felicidade geral do seu cão não sejam comprometidas.

 Também é importante lembrar o seguinte:

  • Não ignore o mau hálito, dentes descoloridos ou gengivas vermelhas. Seu cão precisa de cuidados orais diligentes de você e seu veterinário para viver uma vida plena e saudável.
  • Olhe na boca do seu cão regularmente. Se as gengivas estiverem vermelhas, pode ser uma indicação de gengivite. Se você sentir um mau hálito, ela tem uma infecção bacteriana – pode ser apenas de placa, mas também pode ser um dente abscesso. Se você suspeitar que algo está errado, entre em contato com seu veterinário.
  • As bactérias na boca do seu cão podem penetrar nas gengivas e migrar pela corrente sanguínea por todo o corpo – o coração, os rins e o fígado são particularmente suscetíveis à invasão por bactérias orais.