Os cães podem ter muitas reações diferentes aos visitantes, desde brincadeiras e pulos excitados, até rosnados de medo e ansiedade, até latidos e agressão. Todo dono de cachorro deve adotar medidas para treinar seu companheiro canino a reagir apropriadamente quando os convidados chegam, e há várias maneiras de ajudar os cães a ter melhores "maneiras de companhia" ao cumprimentar os convidados.

Socialização é essencial

Muitos cães reagem mal aos visitantes porque não estão acostumados a estar perto de estranhos. A socialização e o treinamento adequados desde a infância - seja desde filhote ou assim que um cachorro for adotado - ajudará os cães a aprender como se comportar perto dos convidados, tanto em casa quanto fora dela. Organizar sessões de treinamento em grupo, passear por áreas movimentadas, visitar parques caninos, arranjar datas para brincadeiras de filhotes e creches ocasionais para cachorros podem ajudar os cães a se tornarem mais socializados e receptivos aos outros. Quanto mais acostumado um cachorro estiver com estranhos, mais eles aceitarão hóspedes em casa.

Ajudando os cães a lidar com os visitantes

Existem várias maneiras de ajudar os cães a se ajustarem à presença de um visitante sem mau comportamento. As opções eficazes incluem ...

Proporcionar ao cão um espaço seguro e treiná-lo para utilizá-lo.
Pode ser uma caixa, cama ou apenas um canto do quarto onde eles sabem que estão seguros. Este deve ser o espaço estabelecido pelo cão, e eles podem ser recompensados ​​por usá-lo com uma guloseima ou brinquedo para roer. O cão deve ser treinado para ir até aquele local com um comando simples, que pode ser utilizado sempre que um convidado chegar.

Reforçando todos os comandos de treinamento, especialmente "ficar", "abaixar" e "não".
O treinamento de reforço ajuda a manter o dono no controle de seu animal de estimação. Concentrar-se em comandos que serão importantes em torno dos convidados ajudará o cão a lembrar-se de suas maneiras e a exibir um comportamento adequado quando os convidados o visitarem.

Colocar o cachorro na coleira quando um convidado chega.
Usar uma coleira curta pode lembrar o cão sobre o comportamento adequado e manter o dono no controle para minimizar os pulos ou outros comportamentos inadequados. Mantenha a guia perto da porta e treine o cão para aceitá-la sempre que alguém bater ou a campainha tocar. Isso também ajudará a manter o cão sob controle, para que ele não saia correndo pela porta quando ela se abrir.

Cumprimente os convidados do lado de fora primeiro e depois entre.
Cães muito territoriais podem se dar melhor quando os convidados são recebidos do lado de fora em uma área neutra. Em seguida, o hóspede pode entrar na casa e se acomodar e, depois de um ou dois minutos, o cachorro e o dono podem entrar. Quando o cão vê que o hóspede já faz parte do território, os problemas de dominância podem diminuir.

Esteja confiante quando os convidados chegarem.
Os cães pegam pistas comportamentais de seus donos, e se um dono cumprimenta confortavelmente um hóspede com um bom tom de voz, o cachorro saberá que essa é uma pessoa em que se deve confiar e bem-vindo. Um abraço ou aperto de mão também pode ajudar a dar ao hóspede um toque do cheiro do dono, o que o ajudará a se sentir mais confortável.

Apresente o cão adequadamente.
Os cães conhecem os recém-chegados ao farejar, portanto, permita que cumprimentem os convidados à sua maneira. Permita que o cão se aproxime e aprenda sobre o hóspede para que ele possa aceitar o visitante mais prontamente. O proprietário pode guiar a mão do convidado até o nariz do cão para uma apresentação formal e mistura de cheiros que o cão irá entender.

Minimize os convidados no início.
Se um cão estiver extremamente nervoso ou se comportar mal perto de convidados, evite fazer uma grande festa ou receber muitas pessoas até que ele aprenda boas maneiras e esteja mais acostumado com a atividade. Isso ajudará o cão a se acostumar com a presença de pessoas diferentes e a aprender que não há perigo para os convidados.

Recompense o bom comportamento.
Quando um cão responde aos comandos e reage apropriadamente a um convidado, recompense esse comportamento com uma palavra amável, um tapinha na cabeça ou um petisco saboroso. Isso irá reforçar o bom comportamento do cão para futuras visitas.
Embora nem todas as técnicas sejam eficazes com todos os cães, o uso de várias táticas para ajudá-los a se acostumar com os convidados ajudará o cão a desenvolver melhores maneiras para cada estranho com quem interage.

Ajudando os visitantes a lidar com cães

Há momentos em que o comportamento de um convidado pode causar uma ansiedade ainda maior no cão ou pode enviar sinais confusos para o animal. Para manter todos à vontade ...

Avise os convidados sobre qualquer possível falta de educação do cão, enfatizando que o animal ainda está sendo treinado e nem sempre está acostumado a receber visitantes. Mostre ao convidado quais comandos verbais ou sinais manuais devem ser usados ​​para que o cão obtenha pistas consistentes sobre como se comportar.

Se o cão for sensível a determinados estímulos, avise o hóspede e peça que não contribuam para a ansiedade do animal. Por exemplo, perfumes fortes ou loções pós-barba podem aumentar a ansiedade em cães, e pedir a um visitante que não use nenhum pode ajudar a minimizar o mau comportamento.

Deixe o convidado recompensar o bom comportamento do cão com alguns croquetes ou guloseimas para compartilhar com o cão. Isso também ajudará o cão a reconhecer a hierarquia dos visitantes, para que eles se comportem adequadamente quando alguém vier visitá-los.

Se o hóspede tiver medo de cães ou tiver alergias graves a animais de estimação, pode ser melhor colocá-lo na caixa ou mantê-lo em um quarto diferente ou do lado de fora enquanto o visitante estiver presente. Limitar a interação pode amenizar situações muito embaraçosas com facilidade.
Pode ser embaraçoso e desconfortável quando um cão é rude ou agressivo com um visitante, mas com um treinamento consistente, socialização adequada e boas técnicas para lidar com os hóspedes, todo cão pode ter modos de companhia adequados para cumprimentar e interagir com os visitantes.